quinta-feira, 2 de junho de 2011

O MARKETING NA PEDAGOGIA

Há mais ou menos uns trinta anos atrás, quando eu ainda era criança, pouco se via propaganda e publicidade de escolas particulares, alguns panfletos, o marketing boca a boca era o que funcionava e muito bem. Os pais eram obrigados a buscar mais informações da escola, se interar não somente das condições financeiras, mas também da proposta pedagógica. Hoje o que vemos? Altos investimentos, uma verdadeira “indústria do ensino” pulverizando sua marca e mensagem nos mais diversos meios de comunicação e redes sociais, e os pais, por sua vez, sedentos por se encaixarem em determinados grupos sociais, optam por escolas da moda, sem se preocupar com a logística (muitas vezes as crianças/jovens perdem muito tempo no transporte, ficando exaustos e perdendo assim rendimento escolar) e os métodos de ensino (seu filho se adaptaria bem em uma escola construtivista(1)? Piagetiano(2)? Tradicional(3))?.

Uma sugestão é que façam sempre uma pesquisa detalhada e para ajudar, a minha sugestão é que pensem nos 4 P’s do Marketing:

  • Preço – vale a pena tal investimento? Não consigo uma escola com igual proposta pedagógica e com preço mais acessível?
  • Praça – É perto de casa? Quanto tempo meu filho gastará para se transportar?
  • Produto – O que a escola oferece? Quais os métodos de ensino? Analise a fundo a personalidade da criança x o método de ensino proposto.
  • Promoção – Qual é o nível da escola perante aos órgãos competentes? E o marketing boca a boca, o que “falam dela por aí? Meu filho terá uma boa visibilidade estudando nesta escola?

Pense, nisso! Analise sempre para fazer uma boa escolha!!!

 Notas

(1)    Método que estimula o senso crítico, considera o conhecimento como uma construção contínua, fruto de interações entre os objetos do meio e o sujeito. Os alunos são vistos como participantes ativos no processo de troca de informação. Os professores se limitam a definir um grupo de tarefas e colocar a disposição algumas sugestões de conteúdos, mas são os alunos que através de pesquisas e discussões constroem o seu conhecimento..  

(2)    Para Piaget a aprendizagem dá-se através do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação. Segundo este esquema, o ser humano assimila os dados que obtém do exterior, mas uma vez que já tem uma estrutura mental que não está "vazia", precisa adaptar esses dados à estrutura mental já existente.

(3)    As informações são apresentadas aos alunos pelos professores. O professor é o dono do saber e o aluno é um recipiente das informações direcionadas a ele. É o método que mais predomina nas escolas.


Rosana Cidade

Um comentário:

  1. Pessoas inteligentes são um brinde ao nosso dia.
    Parabéns pela iniciativa e excelente leitura que voce nos proporciona.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua participação.