terça-feira, 26 de julho de 2011

PUBLICIDADE X PROPAGANDA

No final de 2010, fui convidada por um colégio para participar de uma palestra de orientação vocacional e o meu tema seria PUBLICIDADE. Aceitei na hora, mas depois me deu aquela insegurança e um senso muito grande de responsabilidade por ter que explanar para uma grande quantidade de jovens, que hoje são super questionadores e antenados! Mas, fui relaxando e pensei como seria interessante e proveitoso interagir com esta geração! E realmente foi! O papo fluiu perfeitamente e comecei com o básico, com a dúvida que a grande maioria tem: Publicidade x Propaganda – não é a mesma coisa?  Não é!

Propaganda – vem do latim propagare: reproduzir, difundir, divulgar. É um instrumento de persuasão de idéias, o objetivo é induzir atitudes de aquisição do que se anuncia, é um direcionamento do comportamento humano.

Publicidade – vem do latim Publicus: ato de divulgação dos fatos, serviços ou produtos. É o conjunto de técnicas que age para despertar no público o desejo de compra, visando assim uma ação lucrativa.

Resumindo... a PROPAGANDA tem caráter ideológico, é um conjunto de técnicas destinados a influências, opiniões, atitudes e sentidos de um público alvo. Geralmente tem cunho político, cívico ou religioso. Já a PUBLICIDADE, visa sempre a divulgação da marca e o sucesso comercial, ou seja, é uma ferramenta/técnica que utilizando os meios de comunicação e os espaços publicitários, visa tornar algo ou alguém conhecido nos seus melhores aspectos. É a arte de despertar no público o desejo de compra.

Objetivo da Publicidade 
  • É uma atividade profissional dedicada à difusão de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, publicidade comercial.
  • Compete ao profissional analisar os produtos e serviços, descobrir a que mercado se destinam e escolher a forma ideal de apresentá-los ao público, garantindo assim as vendas.
  Principais Atividades
  •  Planejar, organizar, definir estratégias de lançamentos de produtos e serviços, efetuando o acompanhamento publicitário e mercadológico;
  •  Efetuar a criação de campanhas publicitárias;
  •  Estudar o comportamento, atitudes e hábitos de consumo do público a ser atingido por determinado produto ou serviço;
  •  Atuar em agências de comunicação, seja de promoções, de eventos, assessoria de imprensa ou relações públicas;
  • Atuar em empresas de produção e computação gráfica, produzindo anúncios, material promocional, brindes e outras peças publicitárias.
O Lado Profissional:  
  • O bom profissional de publicidade, deve ter pensamento estratégico, capacidade crítica e estar preparado para gerenciar, solucionar problemas de comunicação mercadológica e estar antenado para aproveitar oportunidade de comunicação.  

Enfim... Publicidade é sem dúvida um universo fascinante! E a propaganda sempre será a alma do negócio!


Por Rosana Cidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.