quarta-feira, 16 de novembro de 2011

CAMPANHA DA BENETTON MOSTRA BEIJO ENTRE LÍDERES POLÍTICOS E RELIGIOSOS

A Benetton criou a campanha mundial Unhate com o objetivo de se opor à cultura do ódio e alertar a população global em relação à proximidade entre os povos, crenças, culturas e a compreensão pacífica das razões dos outros.


O tema central é o beijo - o símbolo mais reconhecido do amor - entre líderes políticos e religiosos do mundo. Nas propagandas, se beijam personalidades como Barack Obama e o líder chinês Hu Jintao; o Papa Bento XVI e Ahmed Mohamed el-Tayeb, imã da mesquita de AL-Azhar no Cairo (o mais importante e moderado centro de estudos islâmico sunita do mundo); o presidente da Autoridade Nacional Palestina Mahmoud Abbas e o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu.
 

O projeto de comunicação inclui uma série coordenada de iniciativas e eventos que têm início hoje nos principais jornais e sites do mundo. 
 
 

Trata-se de imagens simbólicas de reconciliação, com um toque de esperança irônica e provocação construtiva, para solicitar uma reflexão sobre como a política, a religião e as ideias, mesmo que diferentes e contrapostas, devem, todavia, levar ao diálogo e à reflexão.
 
Esta é a primeira iniciativa da recém-constituída e homônima Fundação, que é apresentada mundialmente em Paris nesta quarta-feira, 16 , na Flagship Store do Boulevard Haussmannpor por Alessandro Benetton, vice-presidente executivo do Benetton Group.
 
“Se o amor global continua a ser uma utopia ainda que compartilhável, o convite a ‘não odiar’, a se opor contra a ‘cultura do ódio’, representa um objetivo ambicioso, mas realista. Com esta campanha decidimos dar visibilidade mundial a uma importante ideia de tolerância, para convidar os cidadãos de todos os países, em um momento histórico de grandes turbulências e não menores esperanças, a refletir sobre como o ódio nasce, sobretudo, do ‘medo do outro’ e do que não se conhece. A nossa campanha é universal e utiliza instrumentos como a web, o mundo das mídias sociais e a imaginação artística. É também única porque chama para a ação aqueles a quem se dirige, ou seja, os cidadãos do mundo. Ao mesmo tempo, insere-se plenamente nos valores e na história da Benetton que – escolhendo temas sociais e promovendo ativamente causas humanitárias que, contrariamente, não teriam tido a possibilidade de serem comunicadas em escala global – deu sentido e valor à própria marca, construindo um diálogo duradouro com as pessoas do mundo”, explica Benetton.
 
Filme
O filme do diretor francês Laurent Chanez, conta o equilíbrio precário e o envolvimento estreito entre o impulso para o ódio e as razões do amor. É realizado com uma progressão de imagens intencionalmente ambíguas: flertes com os olhos ou olhares de esguelha, pessoas que se abraçam ou lutam, rebeliões ou festejos, brigas ou danças desenfreadas.


Web
O site da Fundação reúne todas as imagens da campanha United Colors of Benetton e dos vários eventos, como as imagens das live actions nos principais pontos do mundo.
 
Por Rosana Cidade
Fonte: AdNews

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