terça-feira, 6 de dezembro de 2011

OS ESPECIALISTAS E SEU BRUCUTU.

Os filmes de ação atualmente possuem uma cartilha impecável a ser seguida: perseguições bem orquestradas, muitas explosões, correrias, tensão e se possível para dar mais credibilidade a uma frase muito simples: "inspirado em fatos reais".

"Os Especialistas" em cartaz, espertamente usa esta cartilha e não o "Baseado em fatos..." que é muito mais comprometedor pois sugere uma fidelidade muito maior ao autor. O livro é "The Feather Man" de Ranulph Fiennes e o filme acompanha três personagens envolvidos na trama, o já famosos pela alcunha de Brucutu, Jason Stathan da trilogia "Carga Explosiva" e de muitas outras explosões, Robert De Niro o "Topa tudo por dinheiro" do momento e o classudo Clive Owen que imprime uma certa velocidade ao filme sendo o antagonista do personagem de Jason.

A trama um tanto confusa fala de um agente cansado de ser matador de aluguel, obrigado a voltar à matança para libertar o amigo em poder de um Xeque em Omã. A premissa é sempre a mesma só mudaram as locações: Londres e o exótico Omã (alguém por aí conhece?). Para atrapalhar mais ainda o enredo um pouquinho confuso entra em cena o personagem de Clive, que passa o filme caçando a equipe de Jason, responsável por vingar o Xeque pelos filhos assassinados em uma guerra provocada pelo SAS (Special Air Service) britânico.

Batendo no liquidificador sai um filme de ação pronto para o "Domingo Maior", cujo diretor já ganhador de um "Oscar" estréia aqui seu primeiro longa. Vamos dar uma segunda chance, já que pelo menos ele incluiu neste suposto filme denúncia, uma atriz linda chamada Yvonne Strahovsky, interesse amoroso do nosso protagonista, sempre com cara de mau e com o coração aberto a uma historinha de amor.

Tirando os vários minutos de explicações intermináveis, o filme acerta no quesito a que ele se propõe: ação e sem esquecer o destaque para um ótimo coadjuvante Dominic Purcell, ótimo como o faz tudo do personagem de Jason. Se for uma primeira sessão com direito a refrigerante e pipoca, funciona satisfatoriamente.

                                                                                Jorge Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.