A SAGA DAS NOTAS MANCHADAS
A moda é manchar notas como medida antifurto. Quem paga o prejuízo?
Caixas eletrônicos tem sistema de proteção antifurto que mancha as notas furtadas.
Colocadas em circulação, o Conselho Monetário Nacional (CMN) determina que essas notas não podem ser usadas como meio de pagamento e deixam de ter validade, usando esse artifício para retirar as cédulas de circulação.
Mas...e como fica o cidadão que recebe alguma dessas notas?
Quem tiver em mãos uma nota possivelmente manchada de tinta contra furto deverá ir a uma agência bancária e entregar a cédula para que essa seja analisada pelo Banco Central.
Se ficar comprovado que a mancha é realmente do dispositivo antifurto, a instituição financeira comunicará que a cédula foi fruto de ação criminosa e se encontra à disposição das autoridades competentes para investigação criminal. O portador da nota não terá direito ao ressarcimento do valor correspondente à cédula danificada.
Porém, se for confirmado que a mancha não foi causada pelo dispositivo antifurto, o banco passará essa informação ao portador da nota e vai realizar a troca.
Mas.. e se o cidadão receber uma nota manchada ao realizar um saque em caixa eletrônico?
Quem sacar nota com mancha deve retirar um extrato bancário e dirigir-se ao gerente da agência bancária, que poderá ver a imagem gravada para que seja provado que a nota saiu do caixa eletrônico a fim de ser ressarcido.
Se o banco estiver fechado, além do extrato, deve se dirigir à Delegacia Policial mais próxima e efetuar o Registro de Ocorrência também. Isso servirá de prova para o ressarcimento.
O PROCON está requerendo ao Banco Central uma reavaliação da medida de ressarcimento ao cidadão adequando-a ao Código do Consumidor, com base no instituto da boa-fé, como também pelo tempo de espera na reparação, já que o processo de análise é longo e não há garantia de ressarcimento.
Por enquanto, quem está sendo penalizado é o consumidor, tanto pela espera quanto pela possibilidade de perder o seu dinheiro devido a uma falha na segurança do banco.
Sendo assim, melhor ficar de olho e recusar uma nota quando ela estiver manchada.
por Ivana Moreira

Muito bom o assunto!
ResponderExcluirEu acho que agora vou receber tudo em moedas para não correr risco de tanta dor de cabeça...rsrsr