domingo, 10 de julho de 2011

I LOVE YOU = O ATAQUE DOS VERMES MALDITOS???

Criatividade. Talvez seja essa palavra tão importante e cruscial o mote para o nosso bate papo de hoje. Não entendo como as distribuidoras costumam vender seus filmes para o grande público, com títulos tão chamativos e ao mesmo tempo tão inúteis. Dois exemplos excelentes são "Blue Valentine", com a tradução "Namorados para sempre", como assim? O filme é de uma altíssima carga dramática, mostrando justamente em dois planos o começo, cheio de sonhos e a realidade angustiante de uma relação, com certeza no fim. O casal central Michelle Williams(indicada ao Oscar pelo papel) e Ryan Gosling( que está sublime e obviamente não conseguiu uma vaguinha no bom senso dos acadêmicos), nos dão razões suficientes para pensar e repensar o amor e suas armadilhas. Não se pode chegar na bilheteria e achar que é uma comédia romântica, pois não é mesmo! Já Rabbit Hole, algo como "Toca do coelho", veio de "Reencontrando a felicidade"! Sem comentários, é demais! Um casal está completamente perdido com a morte do filho e encontram caminhos diferentes para conviver com a dor e o sofrimento. Não há felicidade em nenhum momento e Nicole Kidman e Aaron Eckhart mostram isso a cada minuto, tentando sobreviver, juntos, embora a lembrança seja dolorosa demais. São duas atuações primororosas, em que novamente só Nicole Kidman foi indicada. Bom, não adianta discutir opiniões baseadas em predileções ou simpatias pessoais, o que realmente importa é ter a atenção ao vender um filme, sem enganar o público que sai bem decepcionado do cinema. Para não errar é bom seguir o exemplo do último Woody Allen, o maravilhoso Midnight in Paris, traduzido ao pé da letra e que lembra a todo momento outro enorme sucesso desse diretor tão produtivo, quanto inconstante: "A Rosa púrpura do Cairo". Traduzir corretamente nem sempre nos leva a ter vontade de assistir ao filme, porém um pouco de coerência, faz jus ao bom senso do pessoal que é fã da tela gigante.


                                                                                                                                        Jorge Ricardo

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